07/10/2015

Resenha: O Vilarejo

capa do livro o vilarejo do raphael montes
(Imagem do blog Livros e Chocolate)

Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Ilustrador: Marcelo Damm
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
Ano: 2015
Classificação:

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

foto do interior do livro o vilarejo do raphael montes
(Imagem do blog Livros e Chocolate)

Minha opinião: Esse é o primeiro livro do gênero terror que eu leio e no começo estava meio apreensiva com medo de não gostar, mas a medida que eu ia lendo mais fixada nas palavras do livro eu ia ficando. O Raphael tem uma forma muito boa de escrever. Ele sabe fazer um leitor ficar preso por suas palavras e isso é sem duvidas uma das melhores coisas nos contos de O Vilarejo.

O livro é dividido em sete capítulos e em cada um deles vemos a história de um morador do vilarejo, assim como também nos deparamos com um pecado capital por capítulo. As narrativas são tratadas em terceira pessoa, o que nos mostra uma perspectiva mais abrangente de todo o vilarejo e seus moradores.

A história já começa inusitada, pois o autor se apresenta como alguém que recebeu os cadernos ilustrados da falecida senhora Elfrida Pimminstoffer. Ele nos conta que os cadernos tinham ilustrações macabras e estavam escritos em uma língua estrangeira. Quando o autor conversa com o padre demonologista Peter Binsfeld, o mesmo se recusa a traduzir os textos, mas lhe dá um dicionário na mesma língua na qual os textos foram escritos e a partir dai Raphael Montes começa a traduzir os textos e nos dispõem da maneira que ele achava melhor ser lido, porém deixa bem claro que os contos podem ser lidos em qualquer ordem. A medida que cada conto chega em seu clímax surpreende o leitor, pois ninguém esperava que a história fosse para tal ângulo e isso torna impossível de largar o livro até sua última página. 

Nunca havia lido nada nesse gênero antes, assim como também nunca havia lido nada do Raphael também, mas essa estreia superou meu medo de livros de terror não serem tão bons e ainda superou minhas expectativas para o livro. 

Confesso que eu só comprei esse livro porque em qualquer lugar que eu procurava sobre livros lia ou ouvia falar de O Vilarejo, então quando fui a Bienal do livro decidi que teria que levá-lo para casa e ver se ele era realmente bom como todos estavam falando e para ver se eu perdia minha aversão por livros de terro, já que esse é um dos meus gêneros de filmes favoritos, porque não poderia se tornar um dos gêneros que leio, não é mesmo?!

Espero que tenham gostado da resenha e que possam vir a gostar tanto do livro quanto eu.

Beijinhos violetas ^^
  


8 comentários:

  1. Suspense e Terror <3 Melhor gênero hahaha
    Fiquei com vontade de ler *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!
      Nossa, eu não sabia que eram o melhor gênero, mas agora acho que vou ler mais desses gêneros.
      Ah leia sim é muio bom *-*

      Beijinhos violetas ^^

      Excluir
  2. Oi
    Estão falando muito bem desse livro.
    Eu ainda não li nada desse gênero e que bom que o seu primeiro contato foi bom.
    Parece realmente ser interessante e a edição parece estar linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!
      Realmente estão falando muito bem desse livro e por isso eu o comprei, então eu super indico para todos, principalmente para quem ainda não leu nada desse gênero, como você.

      Beijinhos violetas ^^

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito intrigante mas há muitas cenas de terror? Pois sou medrosa!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu quase fui no lançamento desse livro? Por um imprevisto não pude ir, que pena. Amei sua resenha e já coloquei seu blog nos meu favoritos. Amei o espaço aqui e a forma como você escreve!
    Se quiser, pode visitar meu blog :)
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/2015/09/tanlup-lojinha-virtual-que-eu-amo.html
    Um enorme beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!!
      Nossa que pena que não pôde ir no lançamento do livro, eu queria ter ido. Obrigada amore, é muito bom saber que gostou do blog e da minha escrita.
      Volte sempre que quiser.

      Beijinhos violetas ^^

      Excluir